Username Password
 
Lembrar dados?
Entrar
Registe-se
Recuperar Password
Publicidade
Membros Online
+ 0 utilizadores ( visitantes e membros)
Publicidade

Conselhos

Como atrair Condóminos para a Assembleia
17-9-2001 09:21
É o caso da aprovação de itens que não podem ficar para depois, mas que o número de presentes não atinge o quorum suficiente (2/3 exigidos por lei).
Por isso assuntos de emergência são prejudicados e adiados para uma outra reunião. Mas os prejuízos não param por aí. Ao marcar nova assembleia o condomínio arcará com novos custos, como impressos para circulares e avisos, despesas de correio, despesas de condução, mão-de-obra, etc.

Para incentivar a presença dos condóminos em assembleias, uma vez que o faltante (condómino) não é penalizado pelo não comparecimento, o Administrador pode criar alguns dispositivos para estimular a participação dos moradores nas reuniões. Entre muitas sugestões, encontram-se o sorteio de prémios entre os condóminos, como um televisor, um computador, uma assinatura de um jornal ou revista, etc.
Para que essa ideia seja colocada em prática é necessário que o Administrador obtenha a aprovação em assembleia (constando na pauta e especificando detalhadamente sobre a criação de um sorteio de prémios e que o valor do brinde será rateado entre todos os condóminos).
Quanto aos critérios desse sorteio tudo deve ser bem claro e explícito, para evitar problemas futuros. Uma sugestão seria premiar aqueles que participassem de todas assembleias ordinárias ou extraordinárias durante dois anos consecutivos. Ou seja, só faria parte do sorteio quem tivesse uma presença assídua nas assembleias.
Com relação aos brindes, além daqueles já mencionados acima, o participante poderia ser premiado com a assinatura de TV por cabo durante um período de um ano, ou ficar isento do pagamento do condomínio num determinado mês.
Essas ideias se transformam em mecanismos ideais que podem acabar com o não comparecimento às assembleias em que o Administrador pode utilizar ou não, dependendo evidentemente da realidade de cada prédio, da realidade e dos recursos de caixa de cada condomínio, pois na verdade o estímulo maior é a consciência que o condómino deve ter de que sua presença na assembleia é indispensável, porque ali está a decidir coisas que atingem directamente a sua vida -- os destinos do imóvel em que mora.


Nota: Os membros deste Portal podem comentar e dar sugerências aos Administradores.
Leituras: 2740  
Não existe nenhuma sondagem em curso...
Partilhe connosco alguma situação engraçada, curiosa ou estranha que tenha ocorrido no condomínio.

Porque nem tudo tem que ser aborrecido ou questões legais!
Alterações na fatura da água
Alteração ao prazo das inspeções às instalações de gás
Instalação de videovigilância já não carece de autorização
Quóruns, para que vos quero?
Conhece o programa para necessidades de alojamento urgente?
Sistemas de deteção de monóxido de carbono. Para sua máxima segurança.
Inspeções ao gás obrigatórias
Administrador à força? É melhor não…
Até que valor podem os condóminos ser multados?
Vai fazer obras? Informe o administrador!
Mais transparência na liberalização do mercado da eletricidade e do gás
O perigo de não cobrar quotas
Qual é, afinal, o valor da minha casa?
Sabe ler uma planta de emergência?
Utilização e manutenção das portas corta-fogo
Pesquisar