Username Password
 
Lembrar dados?
Entrar
Registe-se
Recuperar Password
Publicidade
Membros Online
+ 0 utilizadores ( visitantes e membros)
Publicidade

Conselhos

Pestes
2-4-2001 12:38

Os insectos e roedores não são apenas incómodos, eles também podem causar muitos danos. Além da deterioração e desvalorização de bens móveis e imóveis, geram doenças graves e até fatais, como a leptospirose por exemplo. Manter o condomínio livre dessas pragas não é fácil. Entre os muitos cuidados exigidos, a higiene é o mais importante. Mas, vedar frestas, para que não tenham espaços para construir ninhos, evitar água parada e humidade, além de recorrer regularmente às empresas especializadas, são também meios eficazes de evitá-los.

Os especialistas dizem que, apesar do problema se agravar no verão, exige controle permanente, isto porque são inúmeras as dificuldades de combater essas pragas. A principal delas é a impressionante rapidez com que adquirem resistência aos insecticidas. Mas existe ainda a incrível capacidade de locomoção, a feitura de ninhos em locais pouco visíveis e de difícil acesso e a velocidade de reprodução. Os insectos e roedores reproduzem-se com muito mais rapidez do que são mortos. E, como nos filmes de terror, sempre sobra um para continuar a história.

A solução exige acção rápida e cuidados de higiene

É preciso estar atento: quando uma barata, rato, grupo de formigas ou pó de madeira chega a ser percebido é sinal de que já há infestação no local. Os focos geralmente são espalhados e quando a desinfestação não é feita em todo o ambiente pode simplesmente fazer com que os focos migrem de um lugar para outro. As investidas isoladas não dão resultados e até pioram o problema, pois reforçam ainda mais a resistência dos intrusos.

Por tudo isso, os insectos e roedores devem ser combatidos de forma regular, com técnicas eficazes e produtos adequados, aplicados por profissionais habilitados e treinados. Eles devem estar munidos de equipamentos como respiradores, luvas, pulverizadores, entre outros, e ainda orientar a população do local tratado para cuidados posteriores.

Segundo um especialista em combate a pragas, o condomínio deve unir-se, pois no caso do bicho da madeira por exemplo, que atravessa a estrutura do prédio, é necessária uma acção conjunta. "Nunca é um caso isolado; o risco é para todos", diz o mesmo.

Segundo o especialista, é importante manter os ambientes livres de condições propícias à sobrevivência desses bichos. "São animais que nós criamos em casa, quando oferecemos abrigo e alimento para eles. O simples acto de manter hábitos de higiene e vedar frestas pode ajudar e muito", diz.

O lixo é outra grande fonte proliferadora de pragas. Ruas mal cuidadas resultam em ralos entupidos, abrigos para ratos, baratas, moscas e mosquitos e enchentes em dias de chuva. Entre as principais medidas, para evitar problemas, estão: retirar o lixo e as folhas secas caídas perto dos contentores, acondicionar o lixo retirado em sacos plásticos e aguardar o dia da recolha e a hora para colocá-los na rua.

Como se prevenir de ratazanas e ratos

  • Não deixar nem vãos nem buracos nas portas;
  • Mantenha frequentemente seu jardim ou quintal bem cuidados;
  • Não deixe alimentos para animais domésticos expostos durante a noite;
  • Mantenha sempre as lixeiras tapadas com telas ou tampas metálicas;
  • Não guarde objectos sem uso e mal arrumados em quintais e áreas comuns;
  • Mantenha sempre os alimentos bem tapados em recipientes de vidro ou metal;
  • Não deixe restos de comida expostos ou pelo chão; procure manter os alimentos em latas ou armários bem vedados. Arrume e limpe o local regularmente;
  • Mantenha os espaços entre telhas e o teto de sua casa vedados;
  • No esgoto, utilize sempre tela de metal resistente com, pelo menos, 1 cm de malha.
 
Leituras: 1697  
Não existe nenhuma sondagem em curso...
Partilhe connosco alguma situação engraçada, curiosa ou estranha que tenha ocorrido no condomínio.

Porque nem tudo tem que ser aborrecido ou questões legais!
O que fazer com a casa do porteiro quando ele não existe?
Que administrador eleger?
Impacto do Alojamento Local nos condomínios
Alterações na fatura da água
Alteração ao prazo das inspeções às instalações de gás
Instalação de videovigilância já não carece de autorização
Quóruns, para que vos quero?
Conhece o programa para necessidades de alojamento urgente?
Sistemas de deteção de monóxido de carbono. Para sua máxima segurança.
Inspeções ao gás obrigatórias
Administrador à força? É melhor não…
Até que valor podem os condóminos ser multados?
Vai fazer obras? Informe o administrador!
Mais transparência na liberalização do mercado da eletricidade e do gás
O perigo de não cobrar quotas
Pesquisar