Username Password
 
Lembrar dados?
Entrar
Registe-se
Recuperar Password
Publicidade
Membros Online
+ 0 utilizadores ( visitantes e membros)
Publicidade

Conselhos

Decoração: Contratar um Decorador
3-7-2001 18:26
Escolhido o nome, marque uma entrevista. O mais comum é que esse encontro inicial seja pago, mas não descarte ninguém antes de estabelecer um primeiro contacto considerando que será caro demais. Isso só saberá se perguntar. 

Exponha suas expectativa: quer um projecto completo, com arquitectura de interiores? Isso inclui localização dos pontos de hidráulica e de eléctrica, indicação de materiais de revestimento e de acabamento, forros e pisos, desenho de mobiliário, iluminação e detalhes finais (escolha de cortinados, de persianas, de tapetes e colocação de quadros, por exemplo). Geralmente, o valor cobrado é por metro quadrado. Se preferir, você pode, na posse do projecto, fazer a obra sem assistência do decorador. Para que ele acompanhe a execução do trabalho ­ recurso que, muitas vezes, garante um resultado mais fiel ao desenho e às especificações técnicas ­, ele cobrará uma taxa de administração sobre o custo da obra.

Mas, se precisa resolver apenas um ­ ou alguns ­ dos itens descritos acima, como pedir uma opinião quanto ao tecido mais adequado para um cortinado da sala, esse tipo de consultoria também é oferecido. Na lista de serviços constam tarefas variadíssimas. Pode ser, por exemplo, o desenho de um móvel especial, a iluminação de um único ambiente (ou de toda a casa), a redistribuição dos móveis que você já tem ou, simplesmente, uma assessoria na compra de um determinado item: de um sofá a uma obra de arte. O usual, nesse caso, é que se cobre por hora. O importante, em qualquer situação, é que a sintonia com o profissional seja a melhor possível. 

E lembre-se de que não há regras muito rígidas para a prestação de serviços. Mesmo que, de uma forma geral, os critérios descritos aqui sejam o parâmetro, cada decorador ou arquitecto de interiores tem os seus próprios métodos e honorários. É conversando que as pessoas que se entendem.
Leituras: 2419  
Não existe nenhuma sondagem em curso...
Partilhe connosco alguma situação engraçada, curiosa ou estranha que tenha ocorrido no condomínio.

Porque nem tudo tem que ser aborrecido ou questões legais!
Alterações na fatura da água
Alteração ao prazo das inspeções às instalações de gás
Instalação de videovigilância já não carece de autorização
Quóruns, para que vos quero?
Conhece o programa para necessidades de alojamento urgente?
Sistemas de deteção de monóxido de carbono. Para sua máxima segurança.
Inspeções ao gás obrigatórias
Administrador à força? É melhor não…
Até que valor podem os condóminos ser multados?
Vai fazer obras? Informe o administrador!
Mais transparência na liberalização do mercado da eletricidade e do gás
O perigo de não cobrar quotas
Qual é, afinal, o valor da minha casa?
Sabe ler uma planta de emergência?
Utilização e manutenção das portas corta-fogo
Pesquisar