8-2-2010 10:29 | #1 |
DSMR
Pouco Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
| Registo:23 Setembro de 2008 |
|
| Posts:29 |
 |
 |
|
aumento de cota - permilagem |
 |
Bom dia
Moro no R/chão de um prédio que tem um terraço privado de uso exclusivo meu. Aquando da construção do prédio os terraços dos R/chão não existiam, foram feitos posteriormente pelo construtor pela necessidade de aumentar a garagem que fica no piso térreo ficando o R/chão num patamar acima, estes terraços foram comprados á parte da habitação inclusive com escritura própria.
Isto para chegar ao seguinte:
Até á data o valor de quota do condomínio sempre foi igual para todos, e a eleição do administrador feita em assembleia geral todos os anos, porem este ano a pessoa aquém calhou a \'\'pasta\'\' recusou alegando indisponibilidade devido ao trabalho e por acordo de todos os condomínios optou-se por contratar um empresa de administração. Foi pedida uma proposta a 5 empresas e todas elas apresentara, um aumento de quota no meu caso particular) de praticamente o dobro do que pagava até agora, pois os cálculos foram feitos com base na permilagem, enquanto que aos outros condomínios a quota iria baixar até.
Gostaria de saber se é obrigatório estipular a quota pela permilagem ou se podemos continuar a pagar o mesmo que pagamos ou se até podermos estipular outra forma de calculo que não lese tanto os proprietários dos terraços que já são constantemente lesados derivado á falta de civismo dos vizinhos que vivem por cima, no meu caso em concreto já me valeu alguns objectos danificados por beatas acesas etc. Aparte.
Outra questão são os elevadores que estão constantemente avariados e a minha duvida é se futuramente a quando de um eventual reparação, eu por ter uma permilagem superior ao de todos os condomínios terei de pagar mais (quase o dobro) pela reparação do mesmo? Que até nem faço uso pois moro no R/Chão. E o mesmo se aplica para qualquer tipo de reparação nas áreas comum do prédio tendo eu maior permilagem irei pagar sempre mais de tudo o que se faça, é assim de facto ou não?
Que direitos ou vantagem e obrigações tenho por ter a maior permilagem?
Nota: Ficamos agora a saber após pedir á administração os estatutos que os mesmos não existem.
Cumprimentos,
Diana Rocha
|
 |
 |
|
|
 |
8-2-2010 11:15 | #2 |
GestC
Membro Activo
|
 |
|
 |
| Administrador de Condomínios |
| Registo:16 Outubro de 2009 |
|
| Posts:891 |
 |
 |
|
Re: aumento de cota - permilagem |
 |
As contas da empresa devem estar bem feitas, se a sua permilagem é maior terá que pagar nessa proporção.
Quanto ás vantagens, podem não ser evidentes quanto ás despesas, mas imagine que o condomínio tinha por exemplo uma renda de uma antena de telecomunicações, aí iria receber mais do que os outros, porque é proprietária de uma parte maior do edifício, a permilagem é isso mesmo, digamos que é a sua fatia do bolo, paga mais e recebe mais porque tem mais.
Quanto ao elevador, se vive no piso 0 em principio não será servida pelo elevador, não é uma questão de saber se o usa ou não, é preciso verificar se a sua fracção é ou não servida por ele, se for paga, se não for não paga, e o mesmo é válido para todas as outras despesas, a única parcela que é sempre paga por todos é o fundo comum de reserva.
A permilagem é a forma base de pagamento das despesas, podem acordar uma divisão por igual, mas todos tem que estar de acordo, basta que um dos condóminos não concorde que tem que fazer as contas pela permilagem. |
 |
| __________________ |
Estou aqui para aprender muito e partilhar o pouco que julgo saber. |
 |
|
|
 |
8-2-2010 11:46 | #3 |
OraBolas
Membro Premium
|
 |
|
 |
| Condómino |
| Registo:14 Dezembro de 2003 |
| Local: Lisboa |
| Posts:25577 |
 |
 |
|
 |
| Citação(DSMR): |
Outra questão são os elevadores que estão constantemente avariados e a minha duvida é se futuramente a quando de um eventual reparação, eu por ter uma permilagem superior ao de todos os condomínios terei de pagar mais (quase o dobro) pela reparação do mesmo? Que até nem faço uso pois moro no R/Chão.
|
Tem garagem na cave? Pode utilizar o elevador para se deslocar lá? ( não interessa se utiliza mas apenas se pode utilizar). |
 |
| __________________ |
!OºO!OºO!
Provérbio chinês: "Se vires um pobre com fome não lhe dês o peixe. Ensina-o a pescar" |
 |
|
|
 |
8-2-2010 12:34 | #4 |
DSMR
Pouco Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
|
 |
 |
|
 |
Desde já obrigado pela resposta
De facto o elevador encontra-se á disposição para utilização de todos inclusive de mim, embora não o faça salvo raras excepções, mas considero de todo uma injustiça pagar mais do que aqueles que andam durante todo o dia para cima e para baixo a passear cãezinhos nos dentro mesmos.
Se as despesas inerentes á manutenção da minha casa e terraço não implicam mais despesa para o condomínio pois são da inteira responsabilidade minha porque haverão as despesas do condomínio referentes a manutenção de áreas comuns serem suportadas na maior parte por mim?
|
 |
 |
|
|
 |
8-2-2010 12:53 | #5 |
OraBolas
Membro Premium
|
 |
|
 |
| Condómino |
 |
 |
|
 |
Se as despesas inerentes á manutenção da minha casa e terraço não implicam mais despesa para o condomínio pois são da inteira responsabilidade minha porque haverão as despesas do condomínio referentes a manutenção de áreas comuns serem suportadas na maior parte por mim?
|
Porque tem a maior permilagem!
Como disse o GestC se arrendassem o telhado para colocar uma antena de TM também seria a que receberia a maior fatia da renda. Se calhar aí já não se estava a queixar.  |
 |
| __________________ |
!OºO!OºO!
Provérbio chinês: "Se vires um pobre com fome não lhe dês o peixe. Ensina-o a pescar" |
 |
|
|
 |
8-2-2010 13:32 | #6 |
DSMR
Pouco Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
|
 |
 |
|
 |
Nesse caso quem não aceitaria seriam os outros condóminos…
E relativamente á quota extra que sempre se pagou nos meses de agosto e dezembro igual ao valor da quota mensal, esta agora será também calculada pela permilagem ou todos os condóminos continuam a pagar esta na mesma proporção?
|
 |
 |
|
|
 |
8-2-2010 13:34 | #7 |
OraBolas
Membro Premium
|
 |
|
 |
| Condómino |
 |
 |
|
 |
Nesse caso quem não aceitaria seriam os outros condóminos…
E relativamente á quota extra que sempre se pagou nos meses de agosto e dezembro igual ao valor da quota mensal, esta agora será também calculada pela permilagem ou todos os condóminos continuam a pagar esta na mesma proporção?
|
E para que serve essa quota extra?
A regra geral é a permilagem. Qualquer alteração a esta regra, para o que quer que seja, exige a aprovação de 2/3 SEM OPOSIÇÃO. |
 |
| __________________ |
!OºO!OºO!
 |
|
|
 |
8-2-2010 13:44 | #8 |
DSMR
Pouco Participativo
|
 |
|
 |
| Condómino |
|
 |
 |
|
 |
essa quota extra é para reserva caso seja necessario para obras e afins.
a minha duvida é se essa quota extra é obrigatoria ou se me posso negar a pagar, essa quota consta em acta mas não em estatutos pelo facto dos mesmos não existirem.
|
 |
 |
|
|
 |